terça-feira, 31 de janeiro de 2012

‘FB’ e Claudinho CL chegam terça feira no Presídio Federal de Mossoró

Jornalista Luciano Maia Especial
Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo
As três imagens da foto representam "FB" em momentos diferentes.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou ontem a transferência dos traficantes Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como “FB”; e Luís Cláudio Serrat Correa, o “Claudinho CL”; para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Os dois serão transferidos amanhã "terça feira", em um voo de carreira. A autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo. O Fantástico exibiu esta semana imagens inéditas, exclusivas, de um dia dramático na história do Rio de Janeiro: 17 de outubro de 2009 - o dia em que traficantes derrubaram um helicóptero da polícia.

Dois anos e três meses depois, a polícia prendeu o chefe dessa quadrilha: Fabiano Atanásio da Silva, o “FB”. A derrubada do helicóptero aconteceu durante uma invasão de traficantes ao Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio. Fabiano Atanásio chefiava a quadrilha que queria reconquistar a venda de drogas na região.

Foi durante o tiroteio entre bandidos rivais que a aeronave da polícia foi atingida. Fabiano não foi preso e continuou promovendo a violência em várias comunidades cariocas. O Morro dos Macacos atualmente é uma área pacificada.

Caçada - Chega ao fim uma das mais longas buscas da polícia do Rio. Fabiano Atanásio da Silva, o “FB”, foi levado sob custódia para o Rio de Janeiro, onde há 14 mandados de prisão contra ele por tráfico de drogas, homicídios, sequestro, roubo, assalto à mão-armada e porte ilegal de armas. Fabiano Atanásio da Silva, 35 anos, nasceu em São Paulo, mas elegeu o Rio de Janeiro para praticar o crime.

A prisão de FB foi na noite de sexta-feira, 27, quando policiais do Rio e de São Paulo invadiram a casa onde o traficante se escondia, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira - região do médio Vale do Paraíba.

O Fantástico conseguiu com exclusividade imagens da prisão do traficante, em um imóvel de luxo, no bairro alto do Capivari, um dos mais nobres da cidade. A casa de quatro quartos, ampla sala e área de lazer tinha sido alugada por R$ 18 mil. Um carro de luxo e uma moto também foram apreendidos.

Estavam no imóvel os dois filhos pequenos do traficante, a babá e Luís Cláudio Serrat Correa, o Claudinho Cl, traficante considerado violento e apontado como responsável por vários sequestros na década de 90.

Escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça mostraram FB negociando armas, pouco antes do confronto no Morro dos Macacos. Também com exclusividade, o Fantástico teve acesso aos momentos do voo que levava FB de volta para o Rio de Janeiro. Ele disse que nunca havia viajado de avião e que estava há pouco tempo em Campos do Jordão.

Na conversa, FB afirma que não teve participação na queda do helicóptero durante a invasão ao Morro dos Macacos, em 2009. “Eu não tenho nada a ver. Isso aí é ‘brefe’. Isso aí é uma coisa que não existe”, ele diz. Fabiano era foragido desde 2002, quando participou de uma fuga em massa por um túnel escavado de um dos presídios do complexo de Bangu. “A fuga eu paguei, depois eu voltei recapturado”, diz FB.

Fabiano liderava o tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, hoje uma área pacificada. O Exército tomou o complexo quando houve a maior fuga de traficantes registrada, ao vivo, pela televisão. Fabiano Atanásio teria liderado o grupo em direção à favela vizinha, a do Alemão, também ocupada por militares dias depois. “Eu já tava fora do morro, nesta época. Já tava aqui em São Paulo já”, afirma o 
traficante.

fonte: o câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário