terça-feira, 20 de março de 2012

RESUMO DE UMA HISTORIA

Cidade de Assú

Assú, município do Rio Grande do Norte, é também chamado de “Cidade dos Poetas” e “Capital do Vale”. Possui um área em torno de 1.200 km², população aproximada de 53 mil habitantes, clima semiárido e altitude de 23 metros. O nome da cidade provém de um antigo grupamento de índios guerreiros da região, que chamavam-na de Taba-açu, que quer dizer Aldeia Grande.
A história de Assú remete-se ao século XVIII, período em que a região onde está localizada era habitada pelos índios Janduís. Por atrito nas relações com o homem branco, houve um grande conflito, conhecido como a guerra dos Bárbaros, que durou de 1687 a 1697. Em 1696, Bernardo Vieira de Melo, governador da Capitania do Rio Grande, fundou à margem esquerda do rio Açu (ou Piranha), o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, onde instalou-se iniciando o aldeamento dos índios e o estabelecimento dos colonos. Assim, surgiu o povoado conhecido como São João Batista da Ribeira do Céu.
A partir daí, a pecuária, antigo estopim das brigas entre brancos e índios, pôde se desenvolver e tornar-se uma das bases econômicas da região, ao lado da extração da cera de carnaúba. O município foi criado em 1785, nomeado Vila Nova da Princesa, mudando para o nome Açu, em 1845.
Hoje, a área tem como principal fonte de renda a exploração petroleira, a fruticultura e a pesca, destacando-se economicamente no Estado. Culturalmente, Assú é bem agitada, fora o carnaval e a festa de São João, também acontece a Assúfolia, que é a festa de carnaval fora de época da cidade. Possui muitas belezas naturais, como as chapadas, as lagoas, entre outras. Além disso, o desenvolvimento de infraestrutura mostra que todas as casas da área urbana possuem atendimento do setor elétrico e saneamento.
Entre as principais atrações turísticas existentes na cidade pode-se citar pontos como a Praça São João Batista, os casarões históricos, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a Lagoa Piato. Todos esses locais, aliados às festas promovidas em Assú, contribuem para o desenvolvimento do turismo na região, fazendo com que a “Cidade dos Poetas” seja também um dos principais destinos do Estado.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DO ASSÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário