sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Caracterização da lagoa do Piató




A lagoa do Piató, situada no vale do Baixo Assú, na margem esquerda do rio piranhas/Assú – RN, encontra-se localizada entre as coordenadas geográficas de 37° log W.G e 5° 30`lat.s. com aproximadamente 18km de extensão máxima e um volume de água de 96 milhões de metros cúbicos, era considerada como uma das lagoas mais piscosas do RN. Como tal era submetida a intensa exploração pesqueira com um núcleo de vida dado grande riqueza e diversidade de organismos existentes nos seus diferentes subsistema. A variedade de subsistemas identificados nessa lagoa dependia da expansão do espelho de água por ocasião das grandes enchentes. No período chuvoso, a água expandia-se consideravelmente, invadindo as áreas de carnaúbas, possibilitando temporariamente a integração do sistema hídrico e paisagístico circundante.


Com a construção da barragem Eng.º Armando Ribeiro Gonçalves, a atividade pesqueira ficou tendenciosamente comprometida, pois trata-se dos efeitos sobre o volume d´água da lagoa através do represamento do rio Assú pela barragem. Aos poucos, agudos, com claros sinais sobre a pesca.



As altas taxas de salinidade em combinação com elevadas temperaturas e intensa evaporação, constitui-se nos indicadores que melhor traduzem o stress ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário