terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Curso de artesanato promovido para os moradores do Porto Piató

Com a economia parada, as mulheres tentam ajudar no orçamento dos lares fabricando artesanato ou até mesmo cintas feitas da palha de carnaúba para amarrar a tubulação das refinarias da Petrobrás que passam na região, vendida por R$ 0,50 o metro, valor insuficiente para ter lucro diante do trabalho nas tranças, segundo as artesãs.

Fotos: Ítalo Costa













O presidente da comunidade do Porto Piató o senhor Deoclécio Cosme de Souza, "Dequinha”, Promove um curso gratuito de artesanato para empregar as famílias mais carentes que não tem outra maneira de trabalho, a população do Porto Piató passa agora por dias difíceis, tentando pôr todas as partes buscar uma saída para garantir o dinheiro do fim do mês. 


Duas Senhoras, foram contratadas para exercer esses cargos, a senhora Lucia e a senhora Rita da Comunidade do Palheiro zona rural do município de Assú. Contratadas para ensinar os moradores que se interessaram ao curso da arte do Artesanato.

As aulas deram-se início ontem (12), a duração do curso é de uma semana ou seja, o curso ira até sexta-feira (16).

Uma iniciativa do presidente da comunidade para o desenvolvimento da economia local, a comunidade que no momento sofre o período da escassez, abraça esse oportunidade com as duas mãos. 


 O curso oferece um aprendizado artesanal e ao mesmo tempo uma maneira de faturar o seu próprio dinheiro, a esteira que é feita da palha da carnaúba é feita para ser importada para a empresa da Petrobrás, a comunidade já exerce outro trabalho parecido, também com a palha a conhecida “Trança”, e agora os moradores aprende a fabricar a esteira para a importação. 

Na comunidade já existe pessoas experientes, e que já vem trabalhando no rumo de pintura das esteiras a mais tempo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário