quarta-feira, 29 de abril de 2015

Curiosidades: Historia da Escola Alferes Soares Filgueira


HISTÓRIA DA ESCOLA

A Escola Municipal Alferes Soares Filgueira fica localizada na zona Rural da comunidade do Porto Piató na cidade do Assú RN, a mesma foi fundada na gestão do prefeito Arcelino Costa Leitão no período de 1957 e concluída na administração da prefeita Maria Olímpia Neves de Oliveira no ano de 1962. O primeiro prédio da escola ficava no terreno da atual casa do pastor Joaquim Mesquita.

A escola obteve este nome em homenagem a Alferes José Soares Filgueira, que foi um comerciante, comprador, exportador de algodão, cera de carnaúba, peles e couros para Portugal, Inglaterra e Alemanha, o mesmo era proprietário da fazenda Poças, homem de proteção social e política no município. Alferes nasceu no dia 23 de novembro de 1865 e faleceu no dia 22 de janeiro de 1944.

Dessa maneira a escola obteve grandes modificações umas das mudanças foi à transferência da escola para o novo prédio. O mesmo foi construído no inicio da década de noventa pelo prefeito José Maria de Macedo Medeiros, restaurado na gestão de Lourinaldo Francimari da Fonseca Soares e foi ampliada com duas salas de aulas. E o prefeito Ronaldo da Fonseca Soares construiu a creche no inicio da sua segunda administração em 2001 a 2004.

As professoras que passaram pela escola deixaram grandes marcas e lembranças que nunca vão ser esquecidas pelos alunos e pelo corpo docente que foram Justina, Auxiliadora Leda Gelsa. E tendo como primeira diretora a professora Francileide Batista Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário