terça-feira, 2 de junho de 2015

José Alves da Costa: Uma Lenda Viva Dedicada ao Esporte.


José Alves da Costa, conhecido por Dede de Pedro, nasceu no dia 19 de janeiro de 1947, na comunidade do Porto Piató – Assú/RN, filho de Pedro Alves da Costa e de Francisca Jorge da Silva, sendo assim o terceiro mais velho entre nove filhos, tendo oito irmãos, sendo sete mulheres e um homem. Casado com Maria de Lurdes da Silva tiveram 14 filhos, sendo que sete vieram a falecer, e os outros setes estão todos casados, sendo quatro mulheres e três homens e vários netos e bisnetos.




Em 1965, aos 18 anos de idade José Alves da Costa, juntamente com seu amigo José Batista da Mota conhecido por Dede Batista, fundaram uma equipe de futebol em sua comunidade trazendo assim o esporte ao seu povo, a paixão pelo esporte começou desde cedo, seu José Alves funda agora um time de futebol o CSA, depois de alguns anos o nome do time foi trocado por Palmeiras, mais uma vez resolveram mudar o nome do time que antes se chamava CSA, depois passou a se chamar Palmeiras e agora passou a ser chamado de Botafogo do Porto Piató, nome esse que prevalece até os dias de hoje.




Em conversa recente com José Alves “Dede de Pedro”, eu lhe fiz uma pergunta, perguntei a ele que se fosse possível pegar todos os jogadores da historia do Botafogo do Porto Piató para disputar um campeonato como seria feita a sua escalação? E é claro que ele disse que iria escolher os melhores jogadores de todas as gerações da equipe. E a escalação foi a seguinte:

Goleiro – André 1
Zagueiro - Santo Monteiro 4
Zagueiro - Veinho 3
Lateral Direito - Chico de Lino 2
Lateral Esquerdo - Berguinho 6
Volante - Cosme 5
Ponteiro Direito - Zé Lilton 7
Meio Campo - Babá 10
Ponteiro Esquerdo - Zé Apodi 11
Atacante - João Paulo 8
Centroavante - Augusto 9



Depois de ter passado a escalação e respondido minha pergunta, ele brinca dizendo que com esse time ele não teria medo nem de enfrentar o América/RN, falou também que são 5 décadas afrente do esporte na comunidade do Porto Piató e falou que não pretende tão cedo deixar o esporte, percebi em nossa conversa que só a morte pode separa-lo do esporte, mas sejamos francos, 50 anos não é 50 dias, 50 anos é toda uma vida de dedicação que o senhor José Alves da costa teve em nossa comunidade zelando pelo esporte, sejamos gratos ao seu esforço e a sua dedicação. 

Diretoria do Botafogo do Porto Piató 2015.

Presidente e Técnico – José Alves
Vice-Presidente – Ivanildo Cosme
Tesoureiro – Joseildo Massena
Secretario – Jacó 

Membros Fiscais 

Deoclécio Cosme
Valdelly Pereira
José Batista Sobrinho
José Batista Neto
João Batista
Delcio Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário